O maior erro de relacionamento e comunicação que você pode cometer!

junho 28, 2018Posicionamento

INTRODUÇÃO

Hoje vamos continuar a nossa DR assunto que começamos no blog na semana passada… sim! Porque aqui toda DR vale muito a pena e pode durar uma semana! Afinal precisamos desenvolver nossos relacionamentos sempre, sejam eles pessoais ou profissionais.!

Hoje nós vamos falar sobre

  1. Em 6 pilares construir e executar um plano de ação para manter relacionamentos e conexões importantes para seu negócio e sua empresa
  2. O maior erro de relacionamento e comunicação digital que empresas e negócios cometem – e como resolver isso com ações simples.

Afinal, todo mundo, todo negócio, toda empresa, toda organização precisa se relacionar! O desafio é que não dá para gente se relacionar com todo mundo, ao mesmo tempo e agora! e isso não é má vontade! pode ser falta de tempo, de grana, de meios e recursos, de energia…

Os relacionamentos fazem parte da vida de todo mundo, tanto do ponto de vista pessoal como profissional. Em média construímos uma rede de relacionamento com cerca de 150 pessoas ao longo de nossas vidas e 10% delas vão fazer parte do grupo de pessoas consideradas “conhecidas”. Já os amigos íntimos, como diz o velho ditado, “cabem na palma de uma única mão”.

Os relacionamentos têm impactos muito importantes para nossa vida em todos os aspectos com reflexos no nosso corpo, na nossa saúde, no nosso bem-estar. Mas para que ele possa de fato existir e se manter ao longo do tempo temos que tratar de 2 elementos chaves: frequência e continuidade. E por isso é preciso fazer escolhas e priorizar pois não podemos manter a frequência e a continuidade com todos os grupos, todas as empresas, todos os parceiros, todas as pessoas que fazem parte da nossa rede de relacionamentos e do bom funcionamento e sucesso de nossos negócios – independente do tamanho que ele tenha.

Na publicação anterior falamos dos três passos importantes para priorizar as pessoas que são relevantes para sua vida profissional, para o seu negócio ou para a sua empresa. São eles:

  1. Listar os grupos ou tipos de pessoas, organizações ou empresas que fazem parte do nosso relacionamento
  2. Fazer um zoom e detalhar quem faz parte desse grupo ou tipo de pessoas ou organizações
  3. Definir critérios para priorização de cada um deles

PARTINDO PRA AÇÃO

Para ajudar você a listar e priorizar seus relacionamentos e montar um plano pra colocar a mão na massa construa e preencha a tabela abaixo. Ela vai ser a base para um plano de ação para manter, alimentar seus relacionamentos e alavancar o sucesso do seu negócio e da sua vida profissional.

NOME DA PESSOA OU ORGANIZAÇÃO DADOS DE CONTATO OBJETIVO CANAIS E AÇÕES DE COMUNICAÇÃO/RELACIONAMENTO RESPONSÁVEIS FREQUÊNCIA
nome, e-mail, telefone, endereço, Skype porque motivo e qual o resultado que você quer ter ao manter um contato e relacionamento com cada uma das pessoas listadas

 

canais e ações de comunicação para cada um deles pessoas ou áreas responsáveis pelas ações definir as datas e períodos para cada ação

Na quarta coluna de CANAIS você vai pensar sobre qual o melhor jeito de se comunicar e manter o relacionamento com essa pessoa, essa empresa, esse fornecedor, esse parceiro que você listou e priorizou e que, portanto, são muito importantes para o funcionamento e sucesso do seu negócio, da sua empresa ou da sua vida profissional. Pode ser agendar uma reunião, marcar um café, mandar folheto, postar informação na sua página do Facebook, fazer um cartaz para colocar na vizinhança, mandar um e-mail anunciando novos produtos, serviços ou ofertas.

Já na quinta coluna de RESPONSÁVEIS quem vai ser o responsável pela relação e que pode ajudar ou apoiar. Como diz o ditado cachorro com muito dono morre de fome, então importante definir quem vai ser aquele que vai manter esse contato e também quem pode apoiar (preparando a informação, construindo o e-mail, agendando a conversa, construindo o cartaz, etc.)

Finalmente na sexta coluna da FREQUÊNCIA você vai definir e colocar quando essas ações serão realizadas (data) e qual a frequência (ex.: a cada 2 meses, toda semana, etc.). Uma vez terminada esta coluna obrigatoriamente coloque isso na sua agenda e na agenda de quem está te ajudando (os RESPONSÁVEIS). Isso vai ajudar a manter tudo organizado e planejado. Você precisa reservar tempo para fazer isso, assim como reserva para organizar outras coisas do negócio, preparar seu estoque, organizar produtos, fazer pagamentos, ou seja – isso tem que fazer parte da rotina e das coisas do dia a dia da sua vida profissional e do seu negócio!

O MAIOR ERRO QUE AS EMPRESA COMETEM NOS SEUS RELACIONAMENTOS DIGITAIS

A maneira como a comunicação – e o modo como mantemos nossos relacionamentos, por consequência – mudou muito nos últimos anos. E vai mudar ainda mais e muito mais rápido. Então meu conselho é: fique de olho e muito atento.

As tendências mais fortes das estratégias de relacionamento e comunicação apontam para os seguintes elementos:

  1. COMUNCIAR INFORMAÇÕES RELAVANTES E DE QUALIDADE: significa passar informações, dados, conteúdos que sejam relevantes para as pessoas que são importantes para sua empresa ou seu negócio. Não importa se vende produtos ou oferece serviços. Não importa se é um negócio de garagem e familiar pequeno, uma média empresa ou uma grande multinacional. As pessoas têm muita informação hoje em dia, vindas de todos os lados. Nós, seres humanos, filtramos as informações que são relevantes e tem significados para nós – ou você nunca teve a sensação de “desligar” quando estava ouvindo alguma coisa que não era do seu interesse? E para saber disso há uma ferramenta simplesmente mágica: PERGUNTE! E use do seu relacionamento contínuo e constante para saber e se atualizar sobre o que seus clientes querem saber (a mulher, o homem, o jovem, etc.), o que seu fornecedor quer saber (seja o pequeno ou grande), o que seus parceiros querem saber (sócios, financiadores), o que o seu banco (gerente) quer saber.
  2. O RELACIONAMENTO E A COMUNICAÇÃO DEVEM ESTAR BASEADOS EM PROPÓSITO: a nova geração de consumidores nascidas no final dos anos 1990 e 2000 forma um grupo de pessoas que buscam por parte das empresas, dos negócios a demonstração de que elas gerem um impacto positivo na vida das pessoas, no seu bairro, na sua comunidade, na sua cidade. Portanto, fale sobre seu propósito. Porque você criou seu negócio, porque montou sua empresa, porque resolveu trabalhar como o que você trabalha! E isso pode ser simples como: ajudar minha família e a família dos meus empregados, ensinar as pessoas a comerem melhor, gerar alegria na vida das pessoas, etc. Não se trata de falar o que é sua empresa e o que ela produz ou faz (no caso de serviços), mas PORQUE RAZÃO ela (e você) faz isso. Pra quem tiver dúvida basta procurar no YouTube um vídeo clássico e já virial sobre propósito – clique AQUI para acessar o link.
  3. CONTE HISTÓRIAS: histórias ajudam as pessoas a se conectarem umas com as outras. Criam vínculos, pontes. Empresas, governos, fornecedores, negócios são feitos de pessoas. Por traz de cada parceiro, empresa, banco, órgão de governo temos pessoas. E elas tem uma história, uma vida. Compartilhar a história da sua empresa, do seu produto, do seu serviço, de um projeto, de uma ação vai ajudar e muito no seu sucesso profissional e no de sua empresa.
  4. O RELACIONAMENTO ESTÁ SE TORNANDO DIGITAL: usar as plataformas digitais é fundamental para a sobrevivência da sua empresa, do seu negócio e também para o seu posicionamento profissional. Goste você ou não! Mas não basta criar uma página de Facebook, um Instagram, um Twitter ou um canal no YouTube. O pior erro que se pode cometer é contratar alguém ou uma empresa para apenas “preencher” e alimentar os conteúdos nas diferentes plataformas digitais! – e muitas empresas e negócios por aí fazem exatamente isso! O conteúdo que seu negócio, sua empresa e você como profissional publica importa e muito para ter sucesso nesse mundo.
  5. CONTEÚDO RELEVANTE E DE QUALIDADE: Lembre-se que qualidade e informações relevantes são a chave do sucesso! As informações que você passa para clientes, fornecedores, parceiros, apoiadores, financiadores, bancos, doadores, colegas de trabalho, chefes, concorrentes, etc. devem ser relevantes não para você ou sua empresa, mas para aqueles com quem você está se comunicando. E você só vai conseguir saber o que é relevante para cada público chave mantendo seu relacionamento com eles. Ou seja: sem relacionamento não há comunicação eficiente!

FINALIZAÇÃO

Portanto, como vimos, do ponto de vista da vida pessoal e do seu negócio, é importante fazer escolhas e priorizar para tornar o relacionamento mais eficiente e efetivo ajudando no sucesso do seu negócio e de sua vida profissional.

Para colocar a mão na massa precisamos montar um plano de ação organizado e que tem de fazer parte do dia a dia, da rotina do seu negócio, da sua empresa ou da sua vida profissional como é a compra de estoque, a folha de pagamento, o contato com os fornecedores, e toda e qualquer  atividade cotidiana da sua atividade ou vida profissional – pra montar o plano basta desenhar e preencher a tabela com as 6 colunas aí de cima…

A comunicação está mudando e com isso muda também a maneira como nos relacionamos com que é importante para nós. E essa mudança vai ser cada vez mais intensa e acelerada nos próximos anos. Para entender e acompanhar isso é preciso estar atento aos seguintes elementos: relevância da informação para quem você fala, ter constância e recorrência no relacionamento com cada pessoa ou empresa que contribuem para o sucesso do seu negócio ou profissão, priorize qualidade a quantidade, compartilhe e conte histórias para conectar com e ser lembrado pelas pessoas e fale do seu propósito como empresa ou como profissional.

E para finalizar termino com uma frase sobre relacionamentos:

“Amigos são a melhor referência em tempos de crise e melhor fonte de oportunidades na hora da expansão. Ter bons contatos é essencial para os momentos chaves e importantes do seu negócio e da sua vida profissional”

Se você quer saber mais sobre temas do “Desenvolvimento de Relacionamentos” e as soluções que a ideia apoia e já estão no mercado para dar conta da DR e dos canais digitais assista a entrevista de Juliano Alves no Programa Ideia de Impacto na Radio Geek https://www.youtube.com/watch?v=E-qmlrO7jPg&index=3&list=PLm0OHtJ62QsQziBgPlQ-fDxdlKpROAGzp Aproveita e se inscreva para não perder nenhuma novidade – e elas serão muitas nas próximas semanas!

 

 

 

 

 

 

 

 

The biggest mistake in relationship and communication you can make!

junho 28, 2018Positioning

INTRODUCTION

Today we will continue our relationship topic that we started on Ideia de Impacto blog last week … yes! Because here every relationship topic here worth it and can last a week! After all we need to develop our relationships always, both personal or professional ones.

Today we are going to talk about

  1. 6 pillars to build and run a action plan to maintain important relationships and connections for your business and your company
  2. The biggest relationship and digital communication mistake  that companies, entrepreneurs and businesses are making – and how to solve it with simple actions.

After all, everyone, every business, every company, every organization needs to connect! The challenge is that you can not establish a relationship and connection with everyone at the same time! And this is nothing to do with your will and hability to do it: this is a matter of time, money, means and resources, energy …

Relationships are part of everyone’s life, both from a personal and professional point of view. On average we build a network of relationships with about 150 people throughout our lives and 10% of them will be part of the group of people considered “known”. But close friends, as the old saying goes, “fit in the palm of one hand.”

Relationships have very important impacts on our lives in all aspects with reflexes on our body, our health, our well-being. But, to have a fruitful relationship it is important to mantain it over time. Therefore  we have to deal with 2 key elements: frequency and continuity. As a consequence we have to make choices and prioritize them because we can not maintain frequency and continuity with all groups, all companies, all partners, all the people that are part of our network of relationships and the good functioning and success of our regardless of the size it has.

In the previous post we talked about the three important steps to prioritize the people who are relevant to your work life, your business, or your business. Are they:

  1. List the groups or types of people, organizations or companies that are part of our relationship
  2. Zoom in and detail who is in this group or type of people or organizations
  3. Define criteria for prioritization of each one of them

 

A CALL FOR ACTION RIGHT NOW

To help you list and prioritize your relationships and put together a plan to put your hand on the build and complete the table below. It will be the basis for a plan of action to maintain, nurture your relationships and leverage the success of your business and your professional life.

PERSON OR ORGANIZATION NAME CONTACT DATA PURPOSE COMMUNICATION  & RELATIONSHIP ACTIONS AND CHANNELS RESPONSABLE PERSON OR AREA FREQUENCY
name, email, phone, address, Skype why and what is the outcome you want to have by maintaining a contact and relationship with each of the people listed

 

channels and communication actions for each of them persons or areas responsible for actions set the dates and periods for each action

In the fourth column CHANNELS: you will think about the best way to communicate and maintain the relationship with this person, that company, that supplier, that partner that you listed and prioritized and that, therefore, are very important for the operation and success your business, your business or your professional life. It can be to schedule a meeting, make a coffee, send a brochure, post information on your Facebook page, make a poster to put in the neighborhood, send an email announcing new products, services or offers.

In the fifth column RESPONSIBLE: people who will be responsible for the relationship and who can help or support. As the saying goes, dog with a lot of owner starves to death, so it’s important to define who will be the one who will keep this contact and also who can support (preparing the information, building the e-mail, scheduling the conversation, building the poster, etc.). )

Finally in the sixth column FREQUENCY you will define when these actions will be performed (date) and how often (eg: every 2 months, every week, etc.). Once this column is completed, you must include it in the agenda or calendar of  all people involved and supporting the action (the RESPONSIBLE). This will help keep everything organized and planned. You need to set aside time to do this, as you usually do with other aspects of your business (prepare your inventory, organize products, pay roll, etc.). This relationship plan has to be part of the routine and the day to day things of your professional life and of your business!

THE BIGGEST MISTAKE ON DIGITAL RELATIONSHIPS COMPANIES DO

The way communication – and the way we maintain our relationships as a consequence – has changed a lot in recent years. And it will change even more and much faster. So my advice is: keep an eye out and be very attentive.

The strongest trends in relationship and communication strategies point to the following elements:

  1. COMBINING RELIABILITY AND QUALITY INFORMATION: means passing information, data, content that is relevant to the people who are important to your business or your business. It does not matter if you sell products or offer services. It does not matter if it is a small garage and family business, an average company or a large multinational. People have a lot of information nowadays, coming from all sides. We humans filter out information that is relevant and meaningful to us – or have you ever had the feeling of “hanging up” when you were listening to something that was not in your best interest? And to know this there is a simply magic tool: ASK! And use your ongoing, ongoing relationship to know and keep up-to-date on what your customers want to know (woman, man, young man, etc.), what your vendor wants to know (small or large), which your partners want to know (partners, funders), what your bank (manager) wants to know.
  2. RELATIONSHIP AND COMMUNICATION MUST BE BASED ON PURPOSE: The new generation of consumers born in the late 1990s and 2000 forms a group of people who seek from business and business to demonstrate that they have a positive impact on the lives of people, in your neighborhood, in your community, in your city. So talk about your purpose. Because you created your business, because you set up your company, because you decided to work as what you work! And this can be simple: to help my family and the family of my employees, teach people to eat better, generate joy in people’s lives, etc. It’s not about talking about what your company is and what it produces or does (in the case of services), but WHY it (and you) do it. For those who have questions just search YouTube on a classic and already virial video about purpose – click HERE to access the link.
  3. TALK ABOUT STORIES (storytelling and storydoing): Stories help people connect with each other. Create links, bridges. Companies, governments, suppliers, businesses are made of people. Behind each partner, company, bank, governing body we have people. And they have a story, a life. Sharing the history of your company, your product, your service, a project, an action will help you a lot in your professional success and in your company.
  4. RELATIONSHIPS ARE BECOMING DIGITAL: using digital platforms is fundamental for the survival of your company, your business and also for your professional positioning. Like it or not! But do not just create a Facebook page, an Instagram, a Twitter or a YouTube channel. The worst mistake one can make is to hire someone or a company to just “fill” and feed the content on the different digital platforms! – and many businesses and businesses out there do just that! The content that your business, your company and you as a professional publisher matters and much to succeed in this world.
  5. RELEVANT AND QUALITY CONTENT: Remember that quality and relevant information is your key to success! The information you share with customers, suppliers, partners, supporters, financiers, banks, donors, co-workers, bosses, competitors, etc. should be relevant not to you or your company, but to those with whom you are communicating with. And you will only get to know what is relevant to each key audience while maintaining your relationship with them. That is: without relationship there is no efficient communication!

CLOSING

Therefore, as we have seen from a personal life and business standpoint, it is important to make choices and prioritize to make the relationship more efficient and effective, helping you to succeed in your business and your professional life.

To put your hand in the dough we need to put together an organized plan of action that has to be part of the routine of your business, your business or your professional life such as buying inventory, payroll, the contact with the suppliers, and any and every activity of your activity or professional life – to assemble the plan, you just have to draw and fill the table with the 6 columns from above …

Communication is changing and it also changes the way we relate to what is important to us. And this change will be increasingly intense and accelerated in the coming years. To understand and follow this you need to be aware of the following elements: relevance of the information to whom you speak, constancy and recurrence in the relationship with each person or company that contribute to the success of your business or profession, prioritize quantity quality, share and tell stories to connect with and be remembered by people and talk about their purpose as a company or as a professional.

Keep in mind that “Friends are the best reference in times of crisis and best source of opportunities in the time of expansion. Having good contacts is essential for the key moments of your business and your professional life “

If you want to know more about “Relationship Development” themes and the solutions that Ideia de Impacto supports and are already in the market watch the interview with Mr. Juliano Alves at our radio program Idea de Impacto Show www.youtube.com/watch?v=E-qmlrO7jPg&index=3&list=PLm0OHtJ62QsQziBgPlQ-fDxdlKpROAGzp

Do not forget to sign up and be tunned with news, trends, videos and contents every week!

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2019 IDEIA DE IMPACTO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

adonisgalvao