INTRODUÇÃO

Hoje vamos continuar a nossa DR assunto que começamos no blog na semana passada… sim! Porque aqui toda DR vale muito a pena e pode durar uma semana! Afinal precisamos desenvolver nossos relacionamentos sempre, sejam eles pessoais ou profissionais.!

Hoje nós vamos falar sobre

  1. Em 6 pilares construir e executar um plano de ação para manter relacionamentos e conexões importantes para seu negócio e sua empresa
  2. O maior erro de relacionamento e comunicação digital que empresas e negócios cometem – e como resolver isso com ações simples.

Afinal, todo mundo, todo negócio, toda empresa, toda organização precisa se relacionar! O desafio é que não dá para gente se relacionar com todo mundo, ao mesmo tempo e agora! e isso não é má vontade! pode ser falta de tempo, de grana, de meios e recursos, de energia…

Os relacionamentos fazem parte da vida de todo mundo, tanto do ponto de vista pessoal como profissional. Em média construímos uma rede de relacionamento com cerca de 150 pessoas ao longo de nossas vidas e 10% delas vão fazer parte do grupo de pessoas consideradas “conhecidas”. Já os amigos íntimos, como diz o velho ditado, “cabem na palma de uma única mão”.

Os relacionamentos têm impactos muito importantes para nossa vida em todos os aspectos com reflexos no nosso corpo, na nossa saúde, no nosso bem-estar. Mas para que ele possa de fato existir e se manter ao longo do tempo temos que tratar de 2 elementos chaves: frequência e continuidade. E por isso é preciso fazer escolhas e priorizar pois não podemos manter a frequência e a continuidade com todos os grupos, todas as empresas, todos os parceiros, todas as pessoas que fazem parte da nossa rede de relacionamentos e do bom funcionamento e sucesso de nossos negócios – independente do tamanho que ele tenha.

Na publicação anterior falamos dos três passos importantes para priorizar as pessoas que são relevantes para sua vida profissional, para o seu negócio ou para a sua empresa. São eles:

  1. Listar os grupos ou tipos de pessoas, organizações ou empresas que fazem parte do nosso relacionamento
  2. Fazer um zoom e detalhar quem faz parte desse grupo ou tipo de pessoas ou organizações
  3. Definir critérios para priorização de cada um deles

PARTINDO PRA AÇÃO

Para ajudar você a listar e priorizar seus relacionamentos e montar um plano pra colocar a mão na massa construa e preencha a tabela abaixo. Ela vai ser a base para um plano de ação para manter, alimentar seus relacionamentos e alavancar o sucesso do seu negócio e da sua vida profissional.

NOME DA PESSOA OU ORGANIZAÇÃO DADOS DE CONTATO OBJETIVO CANAIS E AÇÕES DE COMUNICAÇÃO/RELACIONAMENTO RESPONSÁVEIS FREQUÊNCIA
nome, e-mail, telefone, endereço, Skype porque motivo e qual o resultado que você quer ter ao manter um contato e relacionamento com cada uma das pessoas listadas

 

canais e ações de comunicação para cada um deles pessoas ou áreas responsáveis pelas ações definir as datas e períodos para cada ação

Na quarta coluna de CANAIS você vai pensar sobre qual o melhor jeito de se comunicar e manter o relacionamento com essa pessoa, essa empresa, esse fornecedor, esse parceiro que você listou e priorizou e que, portanto, são muito importantes para o funcionamento e sucesso do seu negócio, da sua empresa ou da sua vida profissional. Pode ser agendar uma reunião, marcar um café, mandar folheto, postar informação na sua página do Facebook, fazer um cartaz para colocar na vizinhança, mandar um e-mail anunciando novos produtos, serviços ou ofertas.

Já na quinta coluna de RESPONSÁVEIS quem vai ser o responsável pela relação e que pode ajudar ou apoiar. Como diz o ditado cachorro com muito dono morre de fome, então importante definir quem vai ser aquele que vai manter esse contato e também quem pode apoiar (preparando a informação, construindo o e-mail, agendando a conversa, construindo o cartaz, etc.)

Finalmente na sexta coluna da FREQUÊNCIA você vai definir e colocar quando essas ações serão realizadas (data) e qual a frequência (ex.: a cada 2 meses, toda semana, etc.). Uma vez terminada esta coluna obrigatoriamente coloque isso na sua agenda e na agenda de quem está te ajudando (os RESPONSÁVEIS). Isso vai ajudar a manter tudo organizado e planejado. Você precisa reservar tempo para fazer isso, assim como reserva para organizar outras coisas do negócio, preparar seu estoque, organizar produtos, fazer pagamentos, ou seja – isso tem que fazer parte da rotina e das coisas do dia a dia da sua vida profissional e do seu negócio!

O MAIOR ERRO QUE AS EMPRESA COMETEM NOS SEUS RELACIONAMENTOS DIGITAIS

A maneira como a comunicação – e o modo como mantemos nossos relacionamentos, por consequência – mudou muito nos últimos anos. E vai mudar ainda mais e muito mais rápido. Então meu conselho é: fique de olho e muito atento.

As tendências mais fortes das estratégias de relacionamento e comunicação apontam para os seguintes elementos:

  1. COMUNCIAR INFORMAÇÕES RELAVANTES E DE QUALIDADE: significa passar informações, dados, conteúdos que sejam relevantes para as pessoas que são importantes para sua empresa ou seu negócio. Não importa se vende produtos ou oferece serviços. Não importa se é um negócio de garagem e familiar pequeno, uma média empresa ou uma grande multinacional. As pessoas têm muita informação hoje em dia, vindas de todos os lados. Nós, seres humanos, filtramos as informações que são relevantes e tem significados para nós – ou você nunca teve a sensação de “desligar” quando estava ouvindo alguma coisa que não era do seu interesse? E para saber disso há uma ferramenta simplesmente mágica: PERGUNTE! E use do seu relacionamento contínuo e constante para saber e se atualizar sobre o que seus clientes querem saber (a mulher, o homem, o jovem, etc.), o que seu fornecedor quer saber (seja o pequeno ou grande), o que seus parceiros querem saber (sócios, financiadores), o que o seu banco (gerente) quer saber.
  2. O RELACIONAMENTO E A COMUNICAÇÃO DEVEM ESTAR BASEADOS EM PROPÓSITO: a nova geração de consumidores nascidas no final dos anos 1990 e 2000 forma um grupo de pessoas que buscam por parte das empresas, dos negócios a demonstração de que elas gerem um impacto positivo na vida das pessoas, no seu bairro, na sua comunidade, na sua cidade. Portanto, fale sobre seu propósito. Porque você criou seu negócio, porque montou sua empresa, porque resolveu trabalhar como o que você trabalha! E isso pode ser simples como: ajudar minha família e a família dos meus empregados, ensinar as pessoas a comerem melhor, gerar alegria na vida das pessoas, etc. Não se trata de falar o que é sua empresa e o que ela produz ou faz (no caso de serviços), mas PORQUE RAZÃO ela (e você) faz isso. Pra quem tiver dúvida basta procurar no YouTube um vídeo clássico e já virial sobre propósito – clique AQUI para acessar o link.
  3. CONTE HISTÓRIAS: histórias ajudam as pessoas a se conectarem umas com as outras. Criam vínculos, pontes. Empresas, governos, fornecedores, negócios são feitos de pessoas. Por traz de cada parceiro, empresa, banco, órgão de governo temos pessoas. E elas tem uma história, uma vida. Compartilhar a história da sua empresa, do seu produto, do seu serviço, de um projeto, de uma ação vai ajudar e muito no seu sucesso profissional e no de sua empresa.
  4. O RELACIONAMENTO ESTÁ SE TORNANDO DIGITAL: usar as plataformas digitais é fundamental para a sobrevivência da sua empresa, do seu negócio e também para o seu posicionamento profissional. Goste você ou não! Mas não basta criar uma página de Facebook, um Instagram, um Twitter ou um canal no YouTube. O pior erro que se pode cometer é contratar alguém ou uma empresa para apenas “preencher” e alimentar os conteúdos nas diferentes plataformas digitais! – e muitas empresas e negócios por aí fazem exatamente isso! O conteúdo que seu negócio, sua empresa e você como profissional publica importa e muito para ter sucesso nesse mundo.
  5. CONTEÚDO RELEVANTE E DE QUALIDADE: Lembre-se que qualidade e informações relevantes são a chave do sucesso! As informações que você passa para clientes, fornecedores, parceiros, apoiadores, financiadores, bancos, doadores, colegas de trabalho, chefes, concorrentes, etc. devem ser relevantes não para você ou sua empresa, mas para aqueles com quem você está se comunicando. E você só vai conseguir saber o que é relevante para cada público chave mantendo seu relacionamento com eles. Ou seja: sem relacionamento não há comunicação eficiente!

FINALIZAÇÃO

Portanto, como vimos, do ponto de vista da vida pessoal e do seu negócio, é importante fazer escolhas e priorizar para tornar o relacionamento mais eficiente e efetivo ajudando no sucesso do seu negócio e de sua vida profissional.

Para colocar a mão na massa precisamos montar um plano de ação organizado e que tem de fazer parte do dia a dia, da rotina do seu negócio, da sua empresa ou da sua vida profissional como é a compra de estoque, a folha de pagamento, o contato com os fornecedores, e toda e qualquer  atividade cotidiana da sua atividade ou vida profissional – pra montar o plano basta desenhar e preencher a tabela com as 6 colunas aí de cima…

A comunicação está mudando e com isso muda também a maneira como nos relacionamos com que é importante para nós. E essa mudança vai ser cada vez mais intensa e acelerada nos próximos anos. Para entender e acompanhar isso é preciso estar atento aos seguintes elementos: relevância da informação para quem você fala, ter constância e recorrência no relacionamento com cada pessoa ou empresa que contribuem para o sucesso do seu negócio ou profissão, priorize qualidade a quantidade, compartilhe e conte histórias para conectar com e ser lembrado pelas pessoas e fale do seu propósito como empresa ou como profissional.

E para finalizar termino com uma frase sobre relacionamentos:

“Amigos são a melhor referência em tempos de crise e melhor fonte de oportunidades na hora da expansão. Ter bons contatos é essencial para os momentos chaves e importantes do seu negócio e da sua vida profissional”

Se você quer saber mais sobre temas do “Desenvolvimento de Relacionamentos” e as soluções que a ideia apoia e já estão no mercado para dar conta da DR e dos canais digitais assista a entrevista de Juliano Alves no Programa Ideia de Impacto na Radio Geek https://www.youtube.com/watch?v=E-qmlrO7jPg&index=3&list=PLm0OHtJ62QsQziBgPlQ-fDxdlKpROAGzp Aproveita e se inscreva para não perder nenhuma novidade – e elas serão muitas nas próximas semanas!